domingo, 16 de outubro de 2011

Conhecendo seu skate

Atendendo uma sugestão, vou falar um pouco sobre as partes (peças) do skate.



Aí esta uma foto com todas as partes e seus respectivos nomes, pra você localizar aí no seu skate!

Agora vamos as descriçõesde cada uma:

SHAPE: É a "prancha" do skate, que sustenta o skatista.
Os shapes podem ter tamanhos e formas diferentes, que se adequam melhor a certas situações. Eu, por exemplo, prefiro shapes mais largos porque tenho os pés grandes e tal. Experimente os diferentes tamanhos de shape e veja com qual você se sente mais a vontade pra andar, isso é muito importante.

LIXA: É colada sobre o shape para dar aderência, ou seja, facilitar ao skatista se manter sobre o shape.
A princípio era só essa a função da lixa, mas com o passar dos anos e a evolução que se teve, a função da lixa aumentou. Não era mais usada somente para dar estabilidade, mas também pra "chutar" as manobras!
Um dos caras responsáveis por essa revolução foi Rodney Mullen (acho que não preciso falar sobre ele).

TRUCKS: Os trucks tem a função de ligar as rodas ao shape.
Nos primeiros skates eles eram bem simples. Hoje eles já tem um "molejo" que permite ao skatista fazer curvas apenas pressionando um dos lados do shape.
Com as novas manobras que surgiram eles passaram também a serem usados para grinds, que são as manobras de borda ou corrimão (fifty, croocked, nosegrind, etc...)

PARAFUSOS DE BASE: Prendem os trucks ao shape.
Não tenho muito pra falar sobre eles, mas  se der uma procurada verá que eles existem hoje em varios modelos e cores.

RODINHAS: Responsáveis pela movimentação do skate.
Recomenda-se rodas grandes para andar em half-pipes, e rodas pequenas para street devido ao peso delas, ou seja, no street você vai precisar do skate mais leve, portanto rodas menores.
Se for andar só em pistas (concreto ou madeira) eu acho melhor usar rodas mais duras, assim você consegue uma velocidade maior. Já pra andar na rua mesmo (asfalto ou calçadas ruins) é melhor rodinhas mais macias pra diminuir o atrito.

ROLAMENTOS: É responsável pela rotação das rodinhas.
Cada rodinha comporta dois rolamentos. Eles também tem uma certa responsabilidade no amortecimento do impacto ao voltar das manobras.
Existem rolamentos de vários tipos e características específicas, por exemplo os ABEC 1, que tem maior resistência aos impactos e tal. Já um ABEC 7 dá uma velocidade maior, porém não tem muita resistência.

Acho que assim já da pra ter uma noção melhor de cada parte do skate.
Veja que tipos de peças são melhores pro seu estilo, se é mais pesado, se é mais estreito, etc...
Isso só da pra descobrir testando mesmo, então experimente comprar peças com características diferentes quando tiver de trocar alguma, até descobrir os melhores tipos pra você.

É isso aí galera, continuem evoluindo e persistindo nas manobras!
Se tiverem alguma dúvida mandem nos comentarios ou mande sua dúvida no meu e-mail que eu respondo ( arthur_janegitz@hotmail.com ).


Este post teve a colaboração do skatista Carlos Felipe

Precisamos ser vistos e ouvidos!